A sua aplicação assenta no princípio de que o movimento e a actividade muscular são imprescindíveis para estado saudável.
Tendo esta ideia como base, foi desenvolvida a Banda Neuromuscular, uma banda em algodão e elástica que auxilia a função muscular sem limitar amplitudes, movimentos.
Como principais objectivos da aplicação destas bandas podemos citar a capacidade de levantar a pele activando a circulação sanguínea e linfática, além da capacidade de auxiliar o trabalho dos músculos, ligamentos e tendões, durante a reabilitação ou actividades desportivas, favorecendo o processo de curas.
A Banda Neuromuscular tem uma elasticidade e espessura semelhantes às da pele e tal como a pele continua a respirar e transpirar, bem como também não impede que a mesma liberte toxinas.
Alguns dos benefícios das aplicações, promove o acompanhamento do tratamento de lesões, diminuição de processos inflamatórios ou retenção de líquidos (hematomas e edemas), correcção postural, tratamento dos sintomas causados por sobrecarga muscular.
Ao favorecerem o conceito de mobilidade sobre o da restrição, as Bandas Neuromusculares são fundamentalmente diferentes das bandas convencionais que actuam sobre os músculos, ligamentos e tendões durante a reabilitação ou prática de actividades desportivas, sendo utilizadas como complemento das rotinas médicas tanto ao nível da reabilitação como ao nível da drenagem linfática.
Os principais benefícios verificados após a aplicação das Bandas Neuromusculares são vários: melhoria no funcionamento muscular através da regulação do tónus muscular, melhoria da circulação sanguínea e drenagem linfática, alivio da dor, correcção de movimento e aumento da estabilidade.